Ficha Técnica | Fechar

Dados do Projeto

Cliente/Contratante: Fundação Kunito Miyasaka
Projeto: Parque Imigrantes
Escopo: Projeto Conceitual
Area do Projeto: 1.000,00m2
Area do Terreno: 498.000,00m2
Local: São Bernardo, SP
Ano: 2007

Equipe Técnica

Projeto: Roberto Kodama, Daniel Chen, Andreia Hong, Felipe Yazbek
Consultoria Ecoturismo: Instituto Peabiru
Consultoria de Sistemas Estruturais: Escritorio Tecnico Ricardo Trentini
Comunicação Visual: Fontoura Hot
Topografia e Cadastramento Arbóreo: K Shibuya Serviços Técnicos de Agrimensura
Projeto Executivo: Gesto Ambiental

O PROJETO CONCEITUAL E IDEOLÓGICO | Fechar

A Fundação Kunito Miyasaka oferece a São Paulo um centro de estudos da Mata Atlântica - O Parque Imigrantes - com cunho sócio ambiental, visando atender as comunidades do entorno, especialmente aquelas presentes nas áreas de mananciais das represas da região. O centro também atenderá aos públicos de educação ambiental e pesquisa cientifica.

O objetivo deste trabalho é definir o conceito das edificações e demais intervenções construtivas para atender às necessidades do futuro Parque, a ser implantado em gleba às margens da rodovia dos Imigrantes.

O principal objetivo da proposta será promover o Ecoturismo no coração da Mata Atlântica, utilizando de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e estimulando a formação de consciência ambiental, garantindo o bem estar das populações envolvidas.

O estudo arquitetônico teve como premissa atender integralmente ao programa funcional, elaborado pela equipe - multidisciplinar de profissionais - responsável pela identificação e desenvolvimento das vocações do Parque.

Optou-se pela simplicidade e mimetização das construções na Mata, utilizando técnicas e materiais que fazem parte do repertório da população do entorno. O objetivo é difundir a idéia de que Sustentabilidade está ao alcance de todos independente de recursos tecnológicos.

O projeto foi fundamentado em conceitos de responsabilidade social e ambiental procurando eliminar os impactos na vegetação secundária, que se encontra nos estágios médio e avançado de regeneração da Mata Atlântica. Todas as construções e paisagens construídas serão acessíveis a portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida, e também amigáveis e estimulantes às crianças de todas as idades. Todos os materiais e técnicas construtivas serão ambientalmente corretas de acordo com as práticas de sustentabilidade.

Fundação Kunito Miyazaki

Projeto Conceitual - Parque Imigrantes


Ficha Técnica
Imagens
O Projeto Conceitual e Ideológico

 

Voltar


Echo's Arquitetos Associados 2010 - Design by R3net